Produtividade e Gestão do Tempo

Como utilizar a matriz de Eisenhower para priorizar suas atividades.

A Matriz de Eisenhower foi desenvolvida pelo 34° presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower, que a utilizava pra tomar decisões sobre o que fazer e quando fazer. Basicamente, a Matriz de Eisenhower classifica as atividades em quatro quadrantes de uma matriz e determina uma estratégia para cada quadrante.


Para criar estes quadrantes e categorias, Eisenhower classificava as atividades de acordo com sua importância e sua urgência. Então as atividades poderiam ser ou não importantes, e ser ou não urgentes, conforme a figura abaixo demonstra.


Se a atividade possui:

Baixa importância e baixa urgência: deixe pra outro momento, programe para outro dia, ou mesmo decida não fazê-la.

Baixa importância e alta urgência: delegue para que outra pessoa faça. Você só deve se ater com o que realmente é importante.

Alta importância e baixa urgência: programe para fazer mais tarde, se possível no mesmo dia, assim que finalizar as que além de importantes, também são urgentes.

Alta importância e alta urgência: para Eisenhower, aqui deve estar o foco da nossa atenção, estas atividades são prioritárias e devem ser realizadas imensamente.


Óbvio que o segredo está em saber definir o que é importante e o que é urgente. Para definir o que é importante, nós já dissemos em um artigo anterior que devemos considerar como importante, toda atividade que possui relação direta com nossos objetivos, pois nos levam até ele. E, urgente é toda atividade que se não for realizada imediatamente, irá gerar prejuízos e te afastar cada vez mais dos teus objetivos a medida que o tempo for passando. A matriz IUC do Christian Barbosa aqui pode ser muito útil.


Embora as atividades circunstanciais sejam grandes vilãs da produtividade, não saber classificar as atividades pelo seu nível de importância e urgência pode representar uma armadilha ainda maior, uma vez que prejudica nossa capacidade de delegar, e principalmente nos confunde o senso de priorização. É aqui que muitos passam horas apagando incêndio, correndo contra o tempo e fazendo escolhas erradas sobre o que fazer ou não fazer.


Há muitas outras ferramentas úteis para aumentar sua produtividade, e lhe ajudar a fazer uma ótima gestão do tempo. E, assim como a matriz de Eisenhower, o uso destas ferramentas é só uma forma de alterar o modo como você gerencia suas rotinas. Uma vez que você internalizar os conceitos destas ferramentas como um hábito, você não irá precisar mais da ferramenta, conseguirá administrar seu tempo com maior produtividade instintivamente.


22 visualizações

(14) 99810-9160

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

2019 by CADENC