Por que os dashboard se tornaram essenciais para os negócios?


Como sabemos se estamos de fato melhorando nossos resultados sem informações?


Tanto os nossos dados históricos, como o monitoramento em tempo real dos nossos processos são essenciais para que se possa fazer #gestão, e tomar as melhores decisões na #liderança de um negócio.


Ocorre que, por mais clichê que esse conceito seja, muitos #negócios não fazem a lição de casa. Preferem a ilusão de que: ver as pessoas se esforçando mais, ou ter um único número maior no total final de um relatório simples basta.


Ora, adianta aumentar, por exemplo, o volume de #produção sem controlar os custos, em especial os custos variáveis? Você corre o risco de imaginar estar lucrando mais, mas estar diminuindo sua margem ao ponto ganhar menos vendendo mais. Sim, isso pode ocorrer e é mais comum do que você pensa.


Da mesma forma, adianta demitir um colaborador porque ele falta ou se atrasa para diminuir os custos de absenteísmo, e aumentar os custos com rescisões?


Antigamente poderíamos dizer: É preciso sempre colocar tudo na ponta do lápis. Mas, hoje, com o volume de informações que fazem parte de um negócio, a frase precisa ser atualizada para: É preciso colocar tudo na tela em um #dashboard.


Os #dashboards funcionam como um painel de controle, e quanto maiores forem os riscos, mais informações precisam ser analisadas ao mesmo tempo, cruzando dados e realizando projeções.


Nossa #reflexão não é sobre utilizar ou não dashboards. É sobre: porque eles são essenciais, e a resposta óbvia é:


Precisamos de dados para produzir informações. Estes dados precisam ser cruzados, comparados, e analisados para entendermos: os impactos que exercem entre si, os impactos de nossas decisões, o histórico que nos mostra nossa #evolução, e as projeções feitas a partir destes números para decidirmos mais assertivamente.


Com o volume de dados gerados diariamente, com a necessidade de #informação em tempo real, com as preocupações com a confiabilidade e integridade destes dados, e principalmente com as possibilidades que as #tecnologias atuais nos oferecem, não há sentido em seguir fazendo apontamentos em papel, ou pior, não fazer apontamento algum.


Que tal montar o seu dashboard? Nos pergunte como!

1 visualização

(14) 99810-9160

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

2019 by CADENC