Como monitorar o sucesso de um negócio? Parte 2


Para monitorar o sucesso de um negócio, primeiramente precisamos entender o que realmente é administração estratégica. Para isso, vamos simplificar o conceito explicando como funciona o pensamento estratégico.


1º A empresa é (ou deveria ser) constituída de uma demanda existente ou de uma demanda que ela está criando. (Trataremos melhor deste assunto em nosso próximo artigo).


2º Ao ser constituída, a empresa apresenta um conjunto de valores que define sua identidade e descreve quais são suas vantagens competitivas perante o mercado.


3º Estes valores são traduzidos em fatores críticos de sucesso. Por exemplo, uma empresa que tem como valor atendimento rápido, tem como fator crítico de sucesso, o tempo de atendimento de pedidos dos clientes.


4º Uma vez estabelecidos os fatores críticos de sucesso, a empresa estabelece metas e define suas rotinas com foco em cumprir as metas estabelecidas para estes fatores críticos.


5º Através de indicadores de desempenho a empresa monitora seus resultados e aplica ações de controle que vão lhe proporcionar a vantagem competitiva desejada.


Entendendo isso, você só precisa de medidas comparativas para validar sua posição no mercado, já que alguns valores podem ser subjetivos. Vejamos: Um restaurante tem como valor rapidez no atendimento e considera que ser rápido é atender em 30 min, mas como saber se essa medida é satisfatória?


Se a concorrência entrega em 10 minutos, ou ainda, se servir refeições em horário de almoço em um centro comercial, 30 minutos não é ser rápido, mesmo consigam servir em 30 minutos pratos que normalmente levariam 2 horas para ficar prontos.


Por outro lado se a empresa serve refeições a la carte no jantar em um ambiente de confraternização familiar, 30 minutos passa a ser um tempo satisfatório.

Identificar medidas comparativas talvez seja uma das etapas mais críticas deste processo. Já que as metas a serem perseguidas são formuladas a partir destas medidas. E para isso, a empresa precisa se amparar em pesquisas de mercado e profissionais experientes que conheçam o mercado e tenham capacidade de realizar as análises críticas necessárias.


O mais importante nesse contexto é conseguir fugir dos textos poéticos e pré-formatados que se assemelham a peças de marketing com pouca aplicabilidade prática.


O segredo do sucesso nesta fase é munir-se de ferramentas e organizá-las em um plano estratégico, e tornar este plano estratégico uma ferramenta dinâmica, utilizada diariamente pelos gestores da empresa no monitoramento e controle do sucesso do negócio.


O sucesso é a conquista dos objetivos traçados e a perpetuidade do negócio, e traçar os objetivos corretos e garantir que a empresa perpetue é uma questão associar os conceitos teóricos à praticidade operacional para que a empresa.


Continuem acompanhando nossos artigos, pois traremos mais informações em continuidade a este tema.

0 visualização

(14) 99810-9160

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

2019 by CADENC