A ficção é uma importante janela, pela qual podemos nos observar em outras realidades.

Conhecida também como a literatura das ideias, a ficção científica é um tema muito recorrente aos roteiros de cinema nos últimos anos. Até o gênero de fantasia, que antes se amparava no sobrenatural, hoje utiliza elementos científicos como plano de fundo.

Para a nossa vida, carreira e negócios, há muitas lições que podemos aprender com a ficção. Primeiro porque ela nos ajuda a ampliar nossa visão de mundo e ciência de uma forma simples e rápida. Segundo, porque através dela conseguimos refletir sobre qual seria nosso comportamento em outras realidades, e até como poderíamos criar estas outras realidades.


Quem assistiu ou leu "#1984" de #GeorgeOrwell, sabe o que significa o controle das massas pelo medo, que #Foucault bem aborda em #VigiarEPunir, e em suas teorias sobre as #RelaçõesDePoder.


Da mesma forma, quem assistiu ou leu "#AdmirávelMundoNovo" de #AldousHuxley, sabe que as relações, visões e contribuições sociais entre cientistas, políticos, administradores, e operários são tão distintas quanto necessárias.


Há muita coisa bonita na#ficção, assim como há muita coisa assustadora também... Como a vida, ela pode ser triste, pode ser bela, pode dar medo, e até ser engraçada... E principalmente pode nos ensinar muito sobre #RelaçõesSociais e #superação de desafios.


O #monomito que estrutura a jornada do #Heróié uma representação de nossas próprias jornadas, com chamados para novos desafios, partida pra ambientes desconhecidos, horas escuras, renascimento e volta a vida comum.


Óbvio que a ficção é só uma janela para a imaginação, diferente da nossa vida onde nem sempre existe um "Deus Ex Machina". Na vida real nem sempre há superação da hora mais escura, e mesmo havendo, os traumas podem ser irreversíveis. Contudo, dois conceitos simples que tirei da ficção e que me ajudam a seguir em frente sempre, são:


1°) A #esperança, #bondade e #simplicidade que a persona do #ClarkKent traz ao #Superman.


2°) Em um #universo tão amplo, nossa #existência e individualidade é tão sem sentido e pequena, que a busca por um #sentido e as perguntas, movem muito mais o homem que as próprias respostas. Ah #DouglasAdams, obrigado pelo aviso de: "#DontPanic!"

0 visualização

(14) 99810-9160

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

2019 by CADENC