BPM

O que é? Como utilizá-lo em seu negócio?

BPM é uma sigla para o termo em inglês Business Process Management, cuja tradução é gerenciamento dos processos de negócios. O BPM é um modelo de gestão adaptativo com o objetivo de sistematizar e otimizar os processos de uma organização, dentro e fora dela.


Sendo um conjunto de práticas que buscam a melhoria contínua dos processos de uma empresa, o #BPM na administração como ciência nasceu das ferramentas de organização e métodos, como os velhos e úteis fluxogramas. Poucos sabem, mas o BPM é uma resposta mais assertiva à teoria da reengenharia de processos. Que há uma ou duas décadas atrás ganhou o mundo corporativo, porém mais dificultou do que ajudou.


Com uma abordagem mais prática, e não descartando as lições aprendidas como a reengenharia por vezes negligenciava, o BPM passou a ajudar muitas empresas a:

- Eliminar a duplicidade de tarefas e retrabalhos.

- Otimizar os fluxos tornando-os mais ágeis.

- Identificar gargalos e outros GAPs que compromete a entrega.

- Instituir indicadores de performance mais confiáveis.

- Monitorar as equipes e as atividades em conjunto, sem deixar de lado as contribuições individuais.


Enfim, muitos são os benefícios, mas em especial, gostaríamos de citar mais dois:

- Processos simples de serem auditados, aumentando a confiabilidade para investidores e acionistas.

- A facilidade para criar automatizações, aproveitando inclusive as vantagens da Indústria/Gestão 4.0 com a internet das coisas.


O básico ainda envolve o desenho de fluxogramas, mas o que antes era feito na mão, e em programas não próprios como o Word, Power Point e Excel, passou a ser feito em programas próprios como o Visio da Microsoft, que logo perdeu espaço para plataformas online como a Heflo. Hoje, é desenhado diretamente dentro de sistemas de TI, sejam eles integrados à CRMs como o programa Russo Bitrix24, à ERPs como a Totvs e Sankhya, ou à sistemas especializados como o excelente Integrador Digital.


#Modelos, #conceitos, #práticas, #ferramentas, #tecnologias, #informação e #gestão, todas essas hashtags compõe a excelente estratégia de usar o BPM em sua empresa.

1 visualização

(14) 99810-9160

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

2019 by CADENC